Álbuns de Figurinhas

Autor: Afonso - contato: 70anosdegibis@gmail.com

Registre, por favor, seus comentários pelos ícones "Contate-nos" ou "Livro de Visitas".    

...................................................................................................................................................................................................

Estou iniciando hoje - 02 09 2015 - este novo módulo no site. Trata-se da publicação de "Álbuns de Figurinhas", um produto também muito caro para os colecionadores de gibis, até porque muitos deles têm uma ligação direta com gibis, desenhos animados, filmes e seriados, formando tudo isso um grande conjunto que acaba por ter um mesmo tratamento por parte de nós colecionadores. 

O colecionismo de figurinhas é, seguramente, um importante capítulo também inerente aos quadrinhos e tem, no Brasil uma verdadeira legião de adeptos.

Farei uma inserção gradativa dos álbuns que possuo e fico, como sempre, à disposição dos internautas para dirimir alguma dúvida ou explicar melhor algum detalhe a respeito. 

Poderei, também, fazer comentários sobre álbuns que não possuo, e para atender eventuais publicações solicitadas por internautas, desde que seja possível a disponibilização do material. 

Abraços, afonso - 09/2015 

                                                                                     Algumas figurinhas

 
                                
                                                                      Acervo: www.70-anos-de-gibis
 

.........................................................................................................................................................................................

Resumo: - Relação dos álbuns publicados: 

  1 - "Céu e Terra", de 1959 - Brasil

  2 - "Raças e Costumes", de 1960/61 - Brasil

  3 - "A Ilha do Tesouro", de 1960/61 - Brasil  

  4 - "A Locomoção Através dos Tempos", de 1954/55 (presumido) - Brasil

  5 - "Bandeiras do Universo", de 1960 (presumido) - Portugal

  6 - "Raças Humanas", de 1960 (presumido) - Portugal 

  7 - "SNOOPY e seus amigos" (A Turma do Charlie Brown), de 2006 - Brasil 

  8 - "BEN-HUR", de1961/62 - Brasil 

  9 - "Figuras Imortais", de 1962 - Brasil 

10 - "Os Dez Mandamentos", de 1962 - Brasil - (c/uma cópia do mesmo álbum editado na Argentina)

11 - "A Natureza e suas Maravilhas", de 1964 - Brasil 

12 - "Os Três Mosqueteiros", de 1950 - Portugal 

13 - "Pica-Pau e seus amigos", de 2009 - Brasil

14 - "Riquezas Brasileiras", de 1959 (presumido) - Brasil

 
 

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Desenvolvimento:

1. Álbum "Céu e Terra" de 1959 - 

Este é um álbum - CÉU E TERRA - pelo qual tenho especial estima. Foi o primeiro álbum que colecionei, nos idos de 1959, quando tinha somente 10 anos de idade e morava em Botelhos-MG

Já me deparei com pessoas que pensam não haver um cunho cultural numa publicação como essa. Sabemos que esta é uma falsa conclusão. O álbum contém figurinhas diversas, desde o surgimento da Terra, cada um dos planetas, a Lua, explicações sobre as estações do ano, os eclipses, as marés e vários detalhes sobre os homens que estudaram os mistérios do céu, entre eles Copérnico, Galileu e Newton

Mostra também os poderosos telescópios e os fenômenos de coloração da atmosfera, os vulcões, a vida marinha e os animais pré-históricos. Aborda o mundo antigo, as primeiras civilizações - egípcios, cretenses, assírios e babilônios, cartagineses, persas e etruscos, e tem capítulos especiais sobre a Grécia, sobre Roma e sobre as primeiras civilizações da América e da Ásia. É uma verdadeira enciclopédia resumida em 36 páginas e 415 belíssimas figurinhas.

Registro que me lembro claramente da época em que colecionei este álbum. Num esforço, eu conseguia juntar e vender jornais velhos para os comerciantes usarem como embalagem e podia comprar novos (poucos) pacotinhos de figurinhas; depois trocava as repetidas com os amigos. Ficava maravilhado com cada grupo de figurinhas que vinha em cada pacotinho e passava horas e horas, com meus amigos, todos nós lendo e admirando cada um dos cromos. Acabei decorando tudo que tinha no álbum e até hoje consigo repetir trechos das legendas nele existentes, e já se passaram 57 anos !!! 

A cada vez que folheio o álbum, hoje já um tanto amarelado pelo tempo decorrido, me emociono lembrando-me do tempo em que o colecionei. Estou convicto que tudo isso, na verdade, tem um enorme valor para cada um de nós que viveu algo parecido.

Os cromos são de uma beleza indescritível.

 
                             Vejam abaixo a capa do maravilhoso álbum 
    
                  Uma de suas belíssimas páginas sobre os fenômenos de coloração da atmosfera
 
                                                                  E outra sobre os Romanos
                                         As três imagens acima: Acervo: www.70-anos-de-gibis
..........................................................................................................................................................................................................................
..........................................................................................................................................................................................................................
 

2 - Álbum "Raças e Costumes" - Coleção Colorida Trópico - Livraria Martins Editora S/A - 1960/61 - 

Outro grande e inesquecível álbum - RAÇAS E COSTUMES - com 24 páginas e 228 figurinhas. Este álbum tinha uma curiosidade: os envelopes (pacotinhos) eram numerados, sendo todos vendidos juntamente com o álbum. Era informado o conteúdo de cada um dos pacotinhos, portanto, não havia o risco de se ficar com o álbum incompleto.

Cada uma das figurinhas tinha uma explicação detalhada e, no final do álbum há um detalhamento de características e costumes dos países, regiões e povos. É um álbum muito interessante e altamente instrutivo. Eu o usei para alguns trabalhos escolares ainda na década de 1960 e, recentemente, minha netinha de 7 anos usou algumas informações nele contidas, e copiei uma das páginas para ilustrar um de seus trabalhos escolares. 

Foi um álbum muito popular à época entre os estudantes.  

                                         
                                Vejam abaixo a bela capa do álbum (*)
 (*) houve edições com capas diferentes
 
 
     Uma das páginas com os índios americanos - desenhos de alto nível
 
   E uma página mostrando os Espanhóis, também muito bem elaborada
 
                    As três imagens acima: Acervo: www.70-anos-de-gibis
..............................................................................................................................................................................................................................
..............................................................................................................................................................................................................................
 

3 - Álbum "A Ilha do Tesouro", do romance de Robert Louis Stevenson - Década de 1960

A EBAL - Editora Brasil-América Ltda publicou inúmeros álbuns de figurinhas (automóveis, bandeiras, aviões, etc) numa condição especial, ou seja, o álbum era vendido com cartelas contendo todas as figurinhas, que deveriam ser recortadas e coladas. E este aqui apresentado - A ILHA DO TESOURO - foi um deles. 

Não era o tradicional modelo de venda dos pacotinhos, possibilitando "troca" e não havia o risco de se ficar com o álbum incompleto. No caso deste exemplar, após a colagem das figurinhas, o álbum transforma-se em um "livro ilustrado", pois as figurinhas complementam o texto, além de que nele existem inúmeras ilustrações (que podem ser coloridas a critério do colecionador).

Eram todos eles, álbuns muito instrutivos. A Ebal realmente tinha esse espírito educativo em suas publicações. No ícone "Curiosidades sobre Gibis" deste site, itens 1, 2 e 3, há detalhes sobre os primeiros tempos da Ebal e sobre a forma como Adolpho Aizen conduzia a organização. Bons tempos aqueles. Não há indicação do ano da publicação, mas pela memória, acredito que tenha sido por volta de 1960 ou 1961.

Eu optei por manter o conjunto do álbum - livro e figurinhas - na forma publicada, ou seja não recortei e colei as figurinhas. Reproduzo, abaixo, além da capa do álbum, uma das maravilhosas cartelas - verdadeiras "pinturas", e uma das páginas contendo o texto. Consta que a tradução e a adaptação da história foi da Professora Dorothy R. Batista, com base em uma das obras de Anne Terry White, com desenhos de Al Schmidt. 

Este álbum é um verdadeiro "tesouro".

 
                                          Vejam a capa do Álbum
  
   Uma das maravilhosas cartelas que preferi guardar em sua forma original
 
 
           E uma página contendo parte do texto e uma ilustração para colorir
              Vejam no alto, à direita, onde deverá ser colada uma figurinha
  
                            As três imagens: Acervo: www.70-anos-de-gibi
 
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
 

4 - Álbum "A Locomoção Através dos Tempos" - Editora Vecchi - 1954/55 (presumido)

Trata-se de um álbum - A LOCOMOÇÃO ATRAVÉS DOS TEMPOS - que aborda todos os tipos de transporte utilizado pelo homem, desde as primeiras civilizações, editado pela Casa Editora Vecchi Ltda, na coleção "Os Livros de Ouro da Juventude", contendo 40 páginas e 320 figurinhas, com gravuras muito bem feitas, realmente de muito bom nível para um álbum que já passou dos 60 anos !!! 

O álbum não contém data, no entanto, pela análise das figurinhas, conclui-se que teria sido editado por volta de 1954 ou 1955. Eu o adquiri de um amigo colecionador há aproximadamente 10 anos e ele também não conseguiu identificar a data, presumindo que fosse de 1950 mas, após análise, concluí por 1954 ou 1955.

Nele podemos observar uma grande diversidade de modelos dos diversos meios de transporte: sobre rodas, barcos, lanchas, navios de grande porte, veleiros, bicicletas, trens, automóveis, balões, dirigíveis, aviões e, inclusive, utilizando animais e aves. É uma publicação muito interessante e as explicações de cada uma das figurinhas são bastante detalhadas.  

Publico abaixo a capa do álbum e duas de suas páginas que exibem suas belas figurinhas. 

         
      Vejam a capa do álbum, já bem amarelada pelo longo tempo decorrido
 
Abaixo, uma página mostrando meios de transporte com utilização de animais
               
                 E uma página contendo transporte por embarcações
                As três imagens: Acervo: www.70-anos-de-gibis
 
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
 

5 - Álbum "Bandeiras do Universo" - Agência Portuguesa de Revistas - 1960 (presumido) 

Um belo álbum de figurinhas - BANDEIRAS DO UNIVERSO - em que cada uma das 128 figurinhas mostra uma ilustração com uma criança em traje típico do país a que se refere. Muito agradável de se ver. O álbum não traz a data de publicação, mas pela avaliação do material - álbum, texto e figurinhas - tudo indica que seja de 1960.

Interessante observar  como a divisão política e mesmo a denominação dos países vão se alterando ao longo do tempo. Vários países não mais existem, ou mudaram de nome. e outros surgiram. É, na verdade, um documento histórico de determinado momento do mundo, muito instrutivo. 

O álbum é originário de Portugal, editado pela Agência Portuguesa de Revistas, e faz parte da "Colecção Cultura - 2a. série".

Publico, abaixo, a capa do álbum e duas páginas, a de abertura com 3 figurinhas e uma outra contendo 6 figurinhas.    

 
Vejam a capa do álbum, onde já aparecem 4 figurinhas (a 1a. é de Portugal)
               
                        Abaixo, a página de abertura do álbum
 
    E, abaixo, uma página com 8 figurinhas, entre elas - a 1a. - do Brasil
                        As três imagens: Acervo: www.70-anos-de-gibis
 
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
 

6 - Álbum "Raças Humanas" - Agência Portuguesa de Revistas - 1960 (presumido)

Outro belíssimo álbum - RAÇAS HUMANAS - editado também pela Agência Portuguesa de Revistas, de Portugal, e que faz parte da "Colecção Cultura - 2a. série". São 128 figurinhas com ilustrações muito bem elaboradas e coloridas, mostrando as inúmeras raças e tipos existentes no mundo. 

Da mesma forma que em outros casos, não há indicação da data de publicação do álbum, mas pela análise de seu conteúdo, pode-se concluir, com segurança, que é de 1960.

Publico abaixo sua capa e duas páginas de figurinhas, a página de abertura do álbum com 3 figurinhas, e uma das outras páginas com 6 figurinhas. 

É impressionante a qualidade das figurinhas, produzidas há 55 anos (!!!) e parece que foram tiradas agora dos envelopes, tal o excelente papel utilizado, bem como o cuidado e a técnica aplicados na sua confecção e impressão. 

 
                                   Abaixo, a capa do belo álbum
 
                   Aqui a página de abertura do álbum, com 3 figurinhas
 
                      E uma das páginas seguintes, com 6 figurinhas
                             Vejam a alta qualidade das ilustrações 
 
                            As três imagens: Acervo: www.70-anos-de-gibis
 
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

7 - Álbum "SNOOPY e seus amigos" (A Turma do Charlie Brown) - Editora Online - 2006 

Um belo álbum da querida TURMA DO CHARLIE BROWN, criação de Charles M. Schulz (1922 - 2000), que ficou conhecida inicialmente como "Peanuts" (Minduim) e passou - como é na atualidade - a ser divulgada como "Snoopy e seus amigos", por força da projeção alcançada por Snoopy, ao longo do tempo. 

O álbum tem 180 figurinhas com as mais variadas ilustrações de Schulz

Estou publicando abaixo, a capa do álbum e duas de suas páginas com várias figurinhas.

                                        
                                        Vejam a capa do álbum
 
   Abaixo, uma página mostrando Snoopy em suas mirabolantes aventuras
 
                     E, abaixo, outra página com vários personagens
 
                            As três imagens: Acervo: www.70-anos-de-gibis
 
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
 

8 - Álbum "BEN-HUR" - Editorial Bruguera Ltda - 1961/62

Trata-se de um álbum com 216 figurinhas, contendo imagens do filme BEN-HUR, dirigido por William Wyler, de 1959, e estrelado por Charlton Heston e Stephen Boyd. É um dos maiores épicos do cinema e um dos filmes que maior número de prêmios já ganhou no concorrido Oscar.  

O filme foi baseado no livro de Lewis Wallace.

O álbum contém figurinhas em papel de boa qualidade, no entanto, sua impressão não é das melhores. Talvez por mostrar cenas do filme, não houve uma perfeita reprodução, existindo algumas figurinhas desfocadas e com coloração diferente; às vezes figurinhas que formam uma cena - geralmente duas - têm coloração diferente. O texto do álbum é de muita boa qualidade, bastante detalhado.

Enfim, mesmo com essa falha da qualidade das figurinhas, é um documento valioso sobre o filme e já está com 54 anos, considerando que foi colecionado no período de 1961/62

Publico, abaixo, a bela capa do álbum e duas páginas contendo suas figurinhas.

 
                                              A capa do álbum
               
                    E a página inicial contendo a história de BEN-HUR
 
 
         Aqui uma outra página, onde vemos a famosa "corrida de bigas"
                      As três imagens: acervo: www.70-anos-de-gibis
 
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

 

9 - Álbum "Figuras Imortais" - Editorial Bruguera Ltda - 1962 

Um dos mais belos álbuns que possuo - FIGURAS IMORTAIS - com imagens de alta elaboração, verdadeiras pinturas a cores, e extremamente instrutivo, inclusive com textos muito bem redigidos para cada uma das figurinhas. Este álbum realmente me impressiona. 

Quando estudante, ainda na década de 1960, várias vezes me vali de informações e figurinhas deste álbum para completar trabalhos escolares. Lembro-me, em especial, das conversas que tive com minha paciente e querida professora de história, Dna. Olga Santos, em Muzambinho-MG, com este álbum à mão, sempre perguntando um pouco mais sobre essas "figuras imortais".

O álbum, com 250 figurinhas, possui 50 páginas e foi editado pela Editorial Bruguera Ltda - Rio de Janeiro. 

Publico, a seguir, a capa do álbum, uma de suas páginas e um pequeno painel de figurinhas repetidas, as quais possuo até hoje em meu arquivo. 

É realmente um álbum maravilhoso, de uma época em que nós, alunos, nem mesmo sonhávamos com a possibilidade de um dia ter um computador ou uma internet para nos auxiliar em nossas consultas. Tínhamos, sim, bibliotecas e publicações desse tipo nas quais obtínhamos as informações que precisávamos (com algum trabalho, é claro, mas era gratificante, muito gratificante). 

Curioso e oportuno observar (e isto é dirigido aos mais jovens), que não havia qualquer recurso para cópia, ou seja, mesmo que precisássemos, não havia como reproduzir uma imagem (tirar uma cópia).

 
                 Vejam abaixo, a capa do álbum com as figurinhas de 
                             Tiradentes, Shakespeare e Camões
 
 
                   E, abaixo, uma das belíssimas páginas do álbum
 
 
                         Aqui, um pequeno painel com figurinhas repetidas
 
 
                                    As três imagens: Acervo: www.70-anos-de-gibis 
 
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
 

10 - Álbum "Os Dez Mandamentos" - Editorial Bruguera Ltda - 1962 

Outro álbum muito interessante da Editorial Bruguera Ltda, da década de 1960, com figurinhas coloridas reproduzindo imagens do filme dirigido por Cecil B. de Mille, de 1956 - OS DEZ MANDAMENTOS - estrelado por Charlton Heston (no papel de Moisés), Yul Brynner (como Ramsés), Nina Foch (como Bithiah - a princesa egípcia que adota o menino Moisés), John Derek (como Josué), Yvonne de Carlo (como Sephora), Anne Baxter (como Nefretiri), Debra Paget (como Lília), EdwardG. Robinson (como Dathan) e outros. 

É um álbum muito bem cuidado, fiel ao roteiro do filme, com um texto bem redigido para cada uma das 210 figurinhas, as quais foram impressas também em papel de boa qualidade. Da mesma forma que já comentei em relação ao álbum "Ben-Hur", algumas figurinhas têm uma coloração diferente das outras, mas no caso deste álbum - Os Dez Mandamentos - esse problema ocorre em escala bem inferior, sendo que os chamados "cromos" são muito mais agradáveis de se ver do que aqueles do álbum "Ben-Hur". 

É um valioso "documento" sobre o filme, ainda mais se considerarmos que já se passaram 60 anos!!! desde seu lançamento.

Publico, a seguir, a capa do álbum e duas páginas contendo as figurinhas.

                         
                                        Abaixo, a capa do álbum
 
                        E aqui, a página de abertura do álbum
 
       E, abaixo, uma outra página contendo cenas com Moisés e Sephora
 
                                 As três imagens acima: Acervo: www.70-anos-de-gibis
 
 

Observação em 02 03 2016: Navegando hoje na internet, e fazendo pesquisas diversas sobre publicações, encontrei, entre outros assuntos, um interessante site argentino - http://superman.marianobayona.com -  com excelente conteúdo sobre gibis (principalmente de super-heróis, editados na Argentina e também em outros países), sobre filmes, etc. 

Pelo que pude depreender, os autores das matérias publicadas - de excelente nível - são: "Mariano Bayona Estradera y Dolors Cabrera Guillén" (esta já falecida e muito homenageada por seu esposo Mariano). Há matérias muito bem elaboradas sobre Superman, Flash Gordon, Príncipe Valente, Tarzan, Mulher Maravilha, etc, as quais, certamente, voltarei a pesquisar. 

Parabéns ao Mariano pelo conteúdo de seu site. É admirável e percebi que foi "elaborado com o coração".

Extraí do referido site duas imagens do álbum "Os Dez Mandamentos", editado naquele país, e as publico abaixo:

                       A capa do álbum                                     Uma de suas páginas, a segunda com cromos
  
                                  Ambas as imagens: http://superman.marianobayona.com/

 

 
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
 
 

11 - Álbum "A Natureza e suas Maravilhas" - Editora Vecchi - 1964 

A Natureza sempre foi um dos principais temas utilizados para publicação de álbuns de figurinhas. 

Em 1964, a Editora Vecchi lançou este belíssimo álbum, com base em um documentário da Disney. O documentário, de alta qualidade - aliás era uma das características técnicas dos Estúdios Disney - mostra os animais em seu "habitat natural", inclusive em cenas de ataque/defesa. É muito interessante.

O álbum contém 277 figurinhas coloridas, muitas delas mostrando cenas em sequência, como um documentário. É muito interessante.

Publico aqui, a capa do álbum e duas de suas páginas.  

 
 
                                         Abaixo, a capa do álbum
 
                                                  Uma das páginas
 
                                                 E outra página 
                                                 
 
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
 

12 - Álbum "Os Três Mosqueteiros" - Agência Portuguesa de Revistas - 1950

Eu não tenho este álbum (mas é claro que gostaria de tê-lo). Trata-se de um álbum editado com base no filme "Os Três Mosqueteiros - The Three Musketeers", de 1948, dirigido por George Sidney, com Gene Kelly, Lana Turner, Van Heflin, June Allyson, Angela Lansbury e Gig Young, que fez um enorme sucesso nos cinemas de todo o mundo, e que, por sua vez, se baseou no conhecido romance de Alexandre Dumás.

Extraí as imagens que aqui apresento do site "O Gato Alfarrabista" - de Portugal, um excelente site, que recomendo a todos que apreciam gibis e álbuns de figurinhas. Seu conteúdo é notável. E isto em caráter de exceção, porque só tenho publicado aqui álbuns de meu acervo, assim, faço esta publicação por dois motivos: 

    1) divulgar o excelente trabalho de "O Gato Alfarrabista"; 

    2) permitir aos internautas que acessam este site, conhecimento sobre esse maravilhoso álbum que está "apenas" com 66 anos!!!

Reproduzo a seguir, pequeno trecho da matéria publicada no site "https://ogatoalfarrabista.wordpress.com", que condensa as informações importantes sobre a publicação:

...........................................................................................................................................................................................................................................................

... " Em princípios dos anos 50, como referimos no artigo anterior, surgiu uma novidade, no sentido mais literal do termo, que iria revolucionar por completo o comércio das pequenas estampas coloridas e os gostos dos coleccionadores, alargando consideravelmente o âmbito desse fascinante universo. Novidade que o Mundo de Aventuras, revista que já ia no seu 3º ano de publicação, fazendo acérrima concorrência ao Mosquito e ao Diabrete, se encarregou de divulgar com grande destaque nas suas páginas, a partir do nº 111, de 27/9/1951.

Tratava-se de uma coleção de 144 estampas, baseada no espetacular filme "Os Três Mosqueteiros" (realizado por George Sidney para a MGM e estreado três anos antes), com a particularidade de apresentar fotogramas coloridos que se vendiam em "envelopes surpresa", podendo a respectiva caderneta, com uma garrida capa extraída também do filme, ser adquirida à parte por intermédio de qualquer fornecedor ou da própria editora, a Agência Portuguesa de Revistas (APR) ..." 

Obs.: texto em português fiel à publicação de O Gato Alfarrabista - Portugal.

...........................................................................................................................................................................................................................................................

Realmente este álbum é uma publicação de grande significado. Parabéns aos portugueses, sempre muito ligados em tudo que se refere à cultura. Nos quadrinhos, em particular, posso afirmar que são verdadeiros campeões!!! 

 
 
                                                             A capa do precioso álbum
          
                                                          Tudo indica que são duas páginas
 
                                                                      E outras duas páginas
                                           As três imagens: https://ogatoalfarrabista.wordpress.com
 
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
 

13 - Álbum "Pica-Pau e seus amigos"- Deomar Editora - 2009

Um agradável álbum do cativante personagem "Pica-Pau" - Woody Woodpecker, criação de Walter Lantz, que tanto sucesso vem fazendo em todo o mundo, em gibizinhos e em desenhos animados na TV, desde que foi lançado por volta de 1941, portanto, há 75 anos!!! 

O álbum aqui presentado tem 34 páginas e 168 belas figurinhas coloridas autocolantes. Algumas figurinhas, inclusive, compõem cenas pré-desenhadas nas páginas, o que é um atrativo a mais para os pequenos leitores. 

Uma grande diversão para a meninada.

 
                                 Abaixo, a capa do simpático álbum
 
                                               E a página nº 4
 
                                          Abaixo, a página nº 6
 
                                               As três imagens: Acervo - 70-anos-de-gibis
 
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
 

14 - Álbum "Riquezas Brasileiras" - Gráfica Editora Aquarela S/A - 1959 (Presumido) 

Um simples e singelo álbum da década de 1950. Não há indicação de sua data, mas pelo texto, como os dados informados se referem a até 1958, deduz-se que tenha sido editado em 1959, portanto, há 57 anos, estando suas páginas já bastante amareladas pelo tempo decorrido. 

É um álbum claramente dirigido para estudantes, com informações segregadas por Estado brasileiro, cujas figurinhas acompanham esse ordenamento e mostram os animais, os minerais e os vegetais de cada um dos Estados, fornecendo detalhes básicos sobre cada um, tais como: características, tamanho do rebanho, números sobre a produção, etc. Algumas páginas contêm o mapa do Estado, suas principais cidades e desenhos mostrando seus animais, minerais e vegetais. 

O álbum tem 24 páginas com 108 figurinhas coloridas, cujos desenhos são um pouco rudimentares, mas bastante característicos da época (os recursos para impressão eram limitados) e certamente deve ter sido bastante utilizado pelos jovens estudantes daquele tempo. Eu não o colecionei e o adquiri tempos depois, já completo, com todas as figurinhas. Aparentemente foi um álbum lançado com as cartelas contendo todas as figurinhas para destacar e colar.

Não deixa de ser uma publicação interessante. Como memória é um excelente material. 

Seguem publicadas, sua capa e duas de suas páginas.

 
                                    Abaixo, a capa do álbum
 
 
 
                                       Sua primeira página
 
 
 
                                            E a página final
 
 
                        Todas as três imagens: Acervo - www.70-anos-de-gibis
 
 
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::