MENSAGENS AO SITE (LIVRO DE VISITAS) - (GUESTBOOK) - SEU CONTATO É IMPORTANTE! - Comentários com resposta. Veja no rodapé desta página, campo para envio de mensagem. Avalie o site, dê sugestões. Obrigado.

Data: 14/05/2016

De: Luciano C. Amorim

Assunto: informações sobre Kit Carson

Este seu site é um dos melhores que já vi sobre gibis. Parabéns pela riqueza das informações. Só encontro os detalhes que procuro aqui. Mas gostaria que você desse mais informações sobre o grande herói do Oeste Kit Carson. Ele é o mesmo que acompanha Tex ou não? obrigado e parabéns mais uma vez.

Data: 15/05/2016

De: afonso

Assunto: Resposta a Luciano C. Amorim : informações sobre Kit Carson

Prezado Luciano,
em primeiro lugar agradeço seu contato e as palavras gentis acerca deste site. Muito obrigado.
Mas sobre Kit Carson o site contém várias informações e fotos, notadamente nos módulos "Cartazes, Fotos e Informações ..." - item 19 e "Produtos - Acervo" com vários gibis desse herói.
Kit Carson foi um dos grandes heróis dos quadrinhos e realmente existiu.
Evidentemente, sua história real, apesar de repleta de aventuras no Velho Oeste, provavelmente não tenha sido exatamente aquela retratada pelos quadrinhos, que o mostram sempre como defensor da ordem, dos fracos, dos oprimidos, um verdadeiro baluarte da justiça.
Sabemos da dureza da vida naquela época, nas inóspitas regiões do Velho Oeste americano, com sangrentos conflitos com os indígenas e enfrentamento a bandidos de toda natureza. Foram tempos muito difíceis.
Kit Carson (Christopher "Kit" Houston Carson - 1809-1868) nasceu em Madison - Kentucky, foi casado com uma índia, e teve bons relacionamentos com tribos indígenas, notadamente os Cheyennes, os Utes e os apaches Jicarilla, mas foi inimigo mortal dos Navajos.
Viajou em direção à Califórnia, prestando serviços de exploração e medição das Montanhas Rochosas e foi agente governamental para o trato com os índios, além de batedor do exército, tendo no período final de sua vida, chegado a general, acabando por dar baixa do exército. Terminou sua carreira como comissário indígena no Estado do Colorado.
Nos quadrinhos é apresentado sempre como batedor do exército com sua roupa de "pele-de-gamo" e se tornou, no Brasil, nas décadas de 1940 e 50, um dos heróis preferidos da garotada. Fez realmente muito sucesso, aparecendo principalmente nos gibis "O Herói" e "Reis do Faroeste", ambos da Ebal.
Há um belíssimo faroeste da década de 1940, com Jon Hall que, com muita certeza, foi o grande veículo de disseminação da imagem de Kit Carson. O filme é muito bom. Ele foi publicado pela antiga Editora Ediex, no Brasil, no gibi Superaventuras - nº 9 - em 1961, e já faz parte dos gibis publicados por mim no módulo "Produtos - Acervo".
Kit Carson protagonizou também uma série de TV de muito sucesso.
Quanto ao Kit Carson, companheiro de Tex, é realmente o mesmo, mas numa concepção completamente diferente. O fato é que Gianluigi Bonelli quis fazer uma homenagem a Kit Carson e o colocou ao lado do atual maior herói do Oeste: TEX.
Nas histórias de Tex temos um Kit Carson mais velho, experiente, completamente independente em relação a compromissos com índios, exército, etc, e que se tornou um grande herói destes novos tempos.
Espero, Luciano, ter conseguido responder suas perguntas e reafirmo aqui o que já registrei em outros momentos neste site: Kit Carson foi um dos meus heróis preferidos na infância.
Grande Kit Carson!!!
Abraços, agradeço,
afonso

Data: 27/02/2016

De: afonso

Assunto: Observações sobre Resposta ao e-mail de Ayres - desenhista de Brasília

Com grande satisfação recebi hoje uma mensagem por e-mail enviada por AYRES, competente desenhista e grande amigo do passado, com o qual não mantinha contato há muitos anos.

Ainda no início deste site, publiquei um de seus primeiros trabalhos, o chamado MEU GIBI nº 01, detalhando informações sobre quem é Ayres e sobre os personagens que havia criado.

As publicações sobre Ayres e seus gibis, neste meu site, podem ser acessadas nos módulos "Produtos - Acervo" - Meu Gibi, e "Curiosidades sobre Gibis" - item 25.

Num segundo momento, descobri em meus arquivos, um simpático gibizinho que ele montou para atender um pedido da Prefeitura de sua cidade, e fiz sua inclusão no texto do item 25, acima citado.

O tempo passou, agora Ayres reaparece dando-me boas notícias da evolução de seu trabalho e sua visibilidade na internet, o que eu gostaria de compartilhar com os internautas que aqui navegam.

Assim, indico seu blog:
https://meusquadrinhos-ayres.blogspot.com.br/ ,

bem como o blog onde podem ser baixados seus gibis:
https://chutinosaco.blogspot.com.br/

Desejo um bom proveito a todos e muito sucesso ao meu querido amigo Ayres,

abraços, afonso

Data: 02/02/2016

De: Luis Peix

Assunto: Colaboração

Contente eu ficaria em apenas colaborar. Mas a generosidade do Afonso criou, sem que eu soubesse, uma página com parte do meu acervo de capas representativas da era de ouro das HQ. Capas que ele um dia recebeu por e-mail.
Sendo assim, aproveito para sugerir uma seção que suponho, no mínimo, didática.
Um breve histórico dos grandes desenhistas de gibis, como por exemplo o ítalo americano John Buscema.
Entre outros trabalhos anteriores e posteriores, Buscema desenhou Roy Rogers #74 a 91 (fev. 1954 - julho 1955) e, mais tarde, Roy Rogers e Trigger #92-97 e #104-108 (Ago 1955 - jan 1956 e ago - dez 1956).Criou uma bossa de capa, onde a foto do heroi surgia em primeiro plano, com o plano de fundo desenhado com motivos do velho oeste, como carruagens, diligências passando, etc.
Adaptou vários filmes para gibis, como Helena de Troia (1956), Com Rosana Podesta; The Sharkfighters (Os Carrascos do Mar (1956), com Victor Mature; The Vikings (1958) e Spartacus(1960), ambos com Kirk Douglas, Hercules (1959),
Nossa Ebal publicou quase tudo.
A fase seguinte de Buscema já não me provoca interesse, com Avengers e Surfista Prateado, onde ele abandonou o desenho clássico e singelo e partiu para um cenário de ousadias estéticas.
Tantos outros desenhistas de gibis mereciam figurar nessa galeria, como Fred Harman (Red Ryder), Alex Toth (inúmeros Four Colors). Isso sem falar nos grandes Will Eisner (Spirit),
Alex Raymond, Chester Gould e tantos outros.
Fica a sugestão.
Um grande abraço,
Luis

Data: 02/02/2016

De: afonso

Assunto: Re:Colaboração - Resposta a Luis Peix

Caro Luis,
Muito bom receber uma mensagem sua.

Você tem sido realmente um grande colaborador, não só pelas imagens raríssimas que me enviou, mas também pelas outras contribuições, observações e sugestões ao longo do tempo.
Interessante, sim, a criação de uma seção específica para uma abordagem sobre os desenhistas de quadrinhos.

Quando idealizei a seção (módulo) "Curiosidades sobre Gibis", pensei exatamente em divulgar nela o maravilhoso trabalho de quadrinistas, desde os primórdios dos gibis, ainda nas décadas de 1920 e 1930. Tenho grande admiração e respeito por cada um deles, pelas alegrias que têm nos proporcionado por anos e anos.

Assim, vou enumerar abaixo, até para que outros internautas possam ter, de forma mais evidente essas informações, as matérias que produzi acerca de desenhistas e ilustradores, que estão disponíveis no site, naquele módulo.

São elas:
- Gianluigi Bonelli e Galleppini - autor/desenhista de TEX - item 6;
- Fred Harman e Stephen Slesinger - RED RYDER - item 7;
- Walt Disney - DONALD - item 8;
- Carl Barks - TIO PATINHAS - item 9;
- Chester Gould - DICK TRACY - item 10;
- Hergé - TINTIM - item 11;
- Jerry Siegel & Joe Shuster - SUPERMAN - item 12;
- Hal Foster - O PRÍNCIPE VALENTE e TARZAN - item 14;
- Lee Falk - O FANTASMA e MANDRAKE - ITEM 15;
- Joe Kubert - SARGENTO ROCK, TARZAN, TEX e TOR (um personagem pré-histórico) - item 16;
- José Luis Salinas - CISCO KID - item 17;
- Alex Raymond - FLASH GORDON e JIM DAS SELVAS - item 18;
- Hanna-Barbera - CORRIDA MALUCA e outros - item 19;
- Aires (brasileiro) - vários personagens - item 25;
- Jean Giraud (Gir ou Moebius) - FORT NAVAJO/TEN BLUEBERRY - ITEM 26;
- Uderzo e Goscinny - UMPA-PÁ, ASTERIX, OBELIX - item 27;
- Morris - LUCKY LUKE - item 29;
- Ziraldo (brasileiro) - vários - item 30;
- Al Plastino - SUPERMAN - item 32;
- Vários BIG Gênios europeus (Itália, França e Bélgica) - 33;
- Jijé - JERRY SPRING - item 34;
- Mort Walker - RECRUTA ZERO - item 38;
- Russ Manning - WESTERN ROUNDUP e TARZAN - item 39;
- Carl Barks (de novo) TIO PATINHAS - item 40;
- Berardi & Milazzo - KEN PARKER - item 42;
- Charles Schulz - Turma do CHARLIE BROWN - item 44;
- Fred Harman (de novo) - RED RYDER - item 45;
- Big-ultra-super pintores do Velho Oeste e vários incríveis quadrinistas- item 46;
- Jijé (de novo) - JERRY SPRING - item 47.

Caro Luis, veja que migrar esse extenso material para um outro local (seção) no site, talvez fique um pouco complicado, assim, prefiro mantê-lo por enquanto na forma hoje apresentada e, talvez para um melhor conhecimento dos internautas, dar uma maior publicidade de seu conteúdo doravante. Podem estar passando meio despercebidas as informações hoje disponibilizadas dentro de "Curiosidades sobre Gibis".

Mais adiante, tendo um pouco mais de tempo, vou reavaliar isso e talvez faça uma segregação do que se refere aos criadores e desenhistas numa seção (módulo) à parte.

Obrigado pelas suas sempre valiosas observações.

Valeu! Um grande abraço, afonso

Data: 03/02/2016

De: Luis Peix

Assunto: Re:Re:Colaboração - Resposta a Luis Peix

Amigo Afonso,
muitas vezes nos empolgamos e damos uma sugestão aqui e ali. Esquecemos, porém, de prever as dificuldades em remanejar o que já está pronto, como se uma criança ao retirar um livro embaixo de uma pilha altíssima, não a fizesse desmoronar tudo pelo chão.
As dificuldades não param aí. Esse tipo de sugestão que eu dei, agora percebo, é impraticável também por outra razão, qual seja a de não existirem provavelmente fichários prontos com a produção artística de cada desenhista, pois ao contrário do IMDB com os autores de filmes, a maioria dos quadrinistas não assinavam os seus próprios gibis.
Então teríamos que recorrer, como eu próprio fiz, a antigas entrevistas dos autores afirmando o que eram deles, porque as pesquisas no Wikipédia nem sempre são suficientes.
Um forte abraço do companheiro e admirador
Luis

Data: 04/02/2016

De: afonso

Assunto: Re:Re:Re:Colaboração - Nova Resposta a Luis Peix

Caro Luis, obrigado pelo retorno.
Realmente a dificuldade é grande.
Quando comecei a levantar detalhes sobre os criadores dos personagens e sobre os incontáveis desenhistas, me deparei exatamente com esse monumental problema citado por você.
A pesquisa sobre cada um é extremamente difícil, porque como vc mesmo afirma, não estão disponíveis, como no IMDb em relação a filmes, diretores e atores, os detalhes da produção de cada um.
Os dados que encontramos às vezes são controversos, quando não são claramente conflitantes. É muito difícil confiar no que hoje existe disponível na internet.
De minha parte eu tenho meus registros feitos ao longo de anos e anos, e ainda pesquiso muito e só publico o que tenho completa segurança.
É o que tenho feito. Sei que às vezes as informações sobre os desenhistas, por exemplo, não são profundas como talvez você esperasse, mas são as que considero passíveis de divulgar, além de sempre complementar com minha opinião pessoal sobre cada um deles.
Mas obrigado por sua atenção. Realmente você me ajuda muito, mais do que você imagina.
Grande abraço, caro amigo.

Data: 12/01/2016

De: afonso

Assunto: Envio de fotos, imagens, ilustrações

Peço aos internautas que têm tido a gentileza de me enviar por e-mail, fotos, cartazes e ilustrações diversas para publicação que sempre mencionem a fonte (o endereço da internet) onde a imagem foi obtida.
Agradeço a atenção, abraços, afonso.

Itens: 61 - 68 de 110
<< 6 | 7 | 8 | 9 | 10 >>

Novo comentário